O Núcleo Interinstitucional de Estudos e Ações Ambientais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (NIEA – TM/AP) é um fórum permanente de debate a respeito da situação ambiental regional, que surgiu através de Termo de Cooperação Técnica, firmado em desde 18 de Agosto de 2011 e renovado em 21 de novembro de 2016.
O parceiros integrantes do NIEA – TM/AP são o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), através da Procuradoria-Geral de Justiça e com interveniência da Central de Apoio Técnico (CEAT) e desta Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Paranaíba e Baixo Rio Grande, juntamente com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
O objetivo do NIEA – TM/AP é acompanhar e dar apoio a projetos ambientais, desenvolvendo pesquisas e trabalhos acerca do meio ambiente na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que resultem em projetos no âmbito universitário e especialmente ações ambientais demandas por agentes locais. Os colaboradores pretendem difundir o trabalho ambiental regional e do Núcleo Interinstitucional de Estudos e Ações Ambientais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
Promotor Carlos Valera
MPMG - Ministério Público do Estado de Minas Gerais
A cooperação e interação entre órgãos e entidades certamente é o melhor caminho para o fortalecimento das ações em prol de uma causa. O Núcleo Interinstitucional de Estudos e Ações Ambientais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (NIEA – TM/AP) é a prova cabal de que quando instituições se unem é possível fazer a diferença. A conjugação de esforços dos órgãos do Poder Público aliados com as expertises das Universidades demonstram que essa união resultará em análise técnicas e consequentes diagnósticos precisos e confiáveis capazes de nutrir peças judiciais, tornando-as confiáveis e aceitáveis nas instâncias Criminais, Administrativas e Cíveis. Lado outro dotam de robustez, estudos que propiciam diagnósticos ambientais que norteiam ações cada vez mais incisivas em prol da recuperação e conservação do meio ambiente, tornando assim o uso do nosso bem maior, cada vez mais factível com uma exploração racional e sustentável.
Ismael Campos Júnior, Major PM
Comandante da 5ª Companhia Independente de Policia Militar de Meio Ambiente e Trânsito